Afinal, para que serve NFT? Ele é um ativo digital que vem do termo “non-fungible token” e significa “token não fungível”. Explicando melhor, é um certificado de autenticidade que garante a compra e a venda de qualquer item no mundo da tecnologia, tendo o poder de transformar qualquer arquivo “abstrato” online em um artigo único e insubstituível.
Contudo, será que vale mesmo a pena ter NFT? Do que realmente se trata esse termo que vem sendo cada vez mais discutido nesta nova década? É o que você vai descobrir com este post que preparamos, o qual abordará o que fazer com essa tecnologia e se, de fato, é necessário. Acompanhe!
Para que serve NFT?
Como citamos no início, o NFT tem total poder de transformar qualquer arquivo digital em algo único. Por exemplo, ele já se tornou um verdadeiro sucesso na divulgação em formato de desenhos, fotos e até pinturas, garantindo sua originalidade. É como se fosse uma espécie de “assinatura do criador”, porém, diferentemente das criptomoedas, funciona como um item colecionável autêntico.
Dessa forma, quando alguém adquirir um modelo artístico, por exemplo, não existirá uma cópia no mundo inteiro, pois essa tecnologia garantirá a sua assinatura digital. Entenda melhor como ele pode ser aplicado:
- momentos icônicos em esporte;
- terrenos virtuais;
- itens colecionáveis, como cards digitais;
- músicas;
- skins (acessórios virtuais de jogos online);
- trabalhos artísticos.
Então, vem a pergunta: vale mesmo a pena se aprofundar nesse assunto? Sem sombra de dúvidas! Isso porque esse movimento veio para ficar e será um dos aliados na era do metaverso (mundo virtual totalmente imersivo) que ganha cada vez mais força nesta década.
O que fazer com NFT?
O NFT será o melhor amigo, principalmente, dos profissionais criadores que trabalham no mundo digital: influencers, gamers, fotógrafos e artistas freelancers já lucram com essa tecnologia.
Para entender melhor, vamos supor que, mesmo que qualquer um tenha uma gravura de uma obra de Leonardo da Vinci, só o detentor da assinatura digital pode ter a imagem original em mãos. Contudo, o autor da pintura ainda poderá reter os direitos autorais. Em suma, suas transações só são possíveis graças ao blockchain — tecnologia digital que garante a autenticidade dos itens comercializados e, além disso, foi ela que tornou viável o início da era das criptomoedas.
Afinal, comprar ou não NFT?
NFT é um bom investimento? Vale a pena comprar itens colecionáveis únicos para vender online? Com certeza! Ele é uma tendência em que compensa ficar de olho. Ademais, ele já movimenta milhões ao redor do mundo com leilões. O exemplo mais famoso foi a venda da arte “Everydays: the First 5000 Days” do designer gráfico norte-americano conhecido como Beeple por 69 milhões de dólares, considerada um dos NFTs mais caros já comercializados.
Viu como entender para que serve NFT será indispensável às novas tendências que estão surgindo para os próximos anos? Fique por dentro dessa tecnologia, porque ela veio para ficar.
Quer saber mais sobre como funcionam os NFTs? Então, confira o nosso post mais detalhado que preparamos: entenda o que é NFT e como essa tecnologia é utilizada!