Já se passou metade do ano, e isso significa que uma grande porcentagem dos celulares que seriam lançados em 2022 já estão no mercado. Então agora, podemos parar, com calma, e analisar qual é o celular com melhor custo beneficio, para acertar na hora de investir. Afinal, equilibrar o valor que você pagará no celular e o que ele será capaz de entregar é uma forma de fazer uma boa escolha do aparelho que acompanhará você nos próximos anos.
Para isso, é necessário conhecer os principais lançamentos e opções que já existiam no mercado, bem como saber as características de cada alternativa. Isso vai tornar sua escolha muito mais certeira e inteligente. Neste post, você vai aprender a analisar o custo-benefício de um celular e conhecer as melhores opções no momento. Confira!
O que são celulares de bom custo-benefício?
Celulares que possuem excelente custo-benefício são equipamentos que têm um desempenho satisfatório quando levamos em conta o valor investido. Essa análise está relacionada a diversos aspectos, como por exemplo matéria-prima, design, tecnologia, capacidade de armazenamento e potência da câmera.
A importância de analisar o custo-benefício
Levar em consideração celular com o melhor custo beneficio no momento de comprar um aparelho é primordial, já que ninguém deseja ter que trocar o aparelho em pouco tempo após a compra. Certamente, também não é o objetivo do consumidor comprar um smartphone por um valor elevado e descobrir que ele não entrega o que era esperado.
Dessa forma, para evitar frustrações como essas, devemos pesquisar e analisar cuidadosamente as informações disponíveis sobre as opções que temos. É indicado também conferir as opiniões de outros consumidores — por exemplo, por meio de reviews no Youtube.
Quais os celulares com melhor custo-benefício de 2022?
Agora, vamos listar os melhores celulares, em termos de custo-benefício, do ano de 2022. Eles são:
- Xiomi Redmi Note 11;
- Samsung Galaxy S20 FE;
- Samsung Galaxy M52 5G;
- Xiaomi Poco M4 Pro;
- Samsung Galaxy M12;
- Motorola Moto G20;
- Samsung Galaxy A02;
- Samsung Galaxy A03 Core.
Os preços dos celulares acima condizem com o desempenho deles, que é bastante satisfatório. Afinal, são aparelhos tecnológicos e com excelentes opções de armazenamento, memória Ram e câmera, só para citar alguns exemplos.
Destaques do ano
No topo do ranking apresentado anteriormente, estão o Xiaomi Redmi Note 11, em primeiro lugar, e o Samsung Galaxy S20 FE, em segundo. Eles são excelentes opções de celular em termos de custo-benefício. Confira especificações a seguir.
Xiaomi Redmi Note 11
O modelo conta com:
- 4 GB de memória RAM;
- armazenamento de 128 GB;
- câmera traseira com 4 câmeras — 50 MP na principal, 8 MP na ultra angular, 2 MP de macro e 2 MP no sensor de profundidade;
- câmera frontal para selfies com 13 MP;
- processador Snapdragon 680 de 6 nm (super rápido e ajuda a economizar bateria).
Por outro lado, a desvantagem do aparelho é que poderia ter uma melhor memória RAM: sua capacidade é de 4 G. Mas, para quem não usa muitos aplicativos ao mesmo tempo, isso provavelmente não será um problema.
Samsung Galaxy S20 FE
O aparelho tem:
- 8GB de RAM;
- 128 ou 256 GB de armazenamento interno;
- câmera traseira tripla — a principal de 11 MP na câmera ultrawide, 12 MP na wide e 8 MP na teleobjetiva;
- câmera frontal para selfies de 32MP.
A desvantagem desse modelo é a autonomia de bateria, que é intermediária. Mas tanto ele como o Redmi Note 11 são excelentes opções, com valores acessíveis para muita gente.
O Xiaomi fica em primeiro lugar, pois pode ser encontrado por a partir de R$ 1.200. Já o segundo lugar tem valor com cerca de mil reais a mais. Ambas as opções entregam um excelente desempenho e possibilitam ter um celular de alta tecnologia pagando um valor justo.
Como encontrar um celular com o melhor custo beneficio?
Realizar a escolha do celular pode ser difícil, principalmente com tantos quesitos para analisar e comparar. Mas é necessário fazer esse estudo para garantir um bom investimento, com um preço justo. São muitas as variações entre os modelos, o que é bom em temos de possibilidades, mas pode dificultar a escolha. Veja, a seguir, os principais pontos a considerar.
Verifique a capacidade de armazenamento
O armazenamento é muito necessário nos celulares, especialmente para quem gosta de usar muitos aplicativos, guardar fotos e baixar músicas, filmes e afins. Portanto, verifique a capacidade para armazenamento externo e interno. O interno é o que vem no aparelho; o externo é o que pode ser ampliado com cartão de memória.
Preste atenção, pois o armazenamento interno já vem com uma porcentagem ocupada pelo sistema operacional e aplicativos preexistentes, e não é possível instalar aplicativos no externo. Logo, é interessante investir em um armazenamento interno satisfatório para apps e usar o externo para documentos, fotos e demais arquivos.
Saiba informações sobre a câmera
Hoje em dia o celular é nossa máquina fotográfica. Então, se você é apaixonado por fotos, selfies e vídeos, leve aspectos da câmera em consideração.
Vale ressaltar que não é apenas a quantidade de megapixels que indica a qualidade da câmera. O ideal é buscar por fotografias tiradas com o modelo desejado e reviews na internet. Essa é a melhor forma de ter uma visão mais real da câmera. Outro ponto importante é investir em celulares com recursos extras, como foco automático e estabilização óptica por exemplo.
Confira a durabilidade da bateria
A bateria é outro ponto que não pode nos deixar na mão. Por isso, confira os Mah, que são os miliampere-hora, unidade de medida para as baterias. Quanto maior o número, maior será a durabilidade das cargas, em teoria.
O sistema otimizado do celular também consome menos energia, então procure por essa opção. Além disso, verifique quantas horas são necessárias para ter a carga completa e compare esse número entre as opções que considera comprar.
Considere o tamanho e a qualidade da tela
Em relação à tela, analise a resolução: afinal quanto mais pixels tiver, melhor. O tamanho, que é dado em polegadas, e vai de acordo com o seu gosto. As telas podem ter tamanhos de 5 a mais de 6 polegadas.
A tecnologia do display pode ser IPS, OLED, AMOLED, LCD e Super AMOLED. A partir da OLED e AMOLED, há uma qualidade maior nas cores.
Analise o desempenho
Por fim, é importante comparar os desempenhos. Um dos indicativos é a capacidade da memória RAM: quanto maior, melhor será o processamento.
O processador também conta nesse aspecto. Quanto mais núcleos, maior será a facilidade de realizar atividades simultaneamente. Dentre as possibilidades, temos:
- Single-Core (com um núcleo);
- Dual-Core (com dois núcleos);
- Quad-Core (com quatro núcleos);
- Octa-Core (com oito núcleos).
Agora que você tem bastante informação, aproveite as dicas e os modelos listados e compare o que cada um entrega em relação ao preço. A escolha do celular com melhor custo beneficio é muito pessoal. Afinal, ela depende muito dos gostos, necessidades e preferências de cada comprador. Mas todo o processo é facilitado com o entendimento dos fatores relevantes para a decisão de compra.
Confira qual armazenamento atende às suas necessidades, a qualidade da câmera (se isso for importante para você), características da tela, do som, memória RAM e desempenho. E não se esqueça de relacionar tudo isso ao preço do produto. Assim, você vai chegar à conclusão sobre o melhor celular, em custo-benefício, para o seu caso.
Gostou do post? Então nos siga nas redes sociais para ver mais conteúdos úteis! Estamos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e LinkedIn.