Quem tem bicicleta sabe o quanto é importante fazer a manutenção. É claro que isso inclui a limpeza da corrente para manter a vitalidade da sua companheira de duas rodas. No entanto, principalmente depois de uma longa pedalada, essa limpeza não está em nossa lista de prioridades.
O ideal é sempre manter uma limpeza frequente e correta, afinal uma corrente em condições inadequadas pode prejudicar todo sistema de transmissão, que é constituído por engrenagens da coroa, do pinhão, cassete ou catraca e a própria corrente.
Por isso, preparamos este artigo a fim de ajudar a entender como limpar corrente de bicicleta em casa de forma correta. Acompanhe a leitura e confira nossas dicas!
Quais cuidados devo tomar?
Você já deve saber que a limpeza correta da bicicleta deve ser realizada com muito cuidado. Porém, quando se trata das correntes, essa atenção deve ser redobrada, pois qualquer descuido ou produto inapropriado pode danificar o funcionamento das peças, ocasionando até mesmo acidentes.
Claro que você pode buscar uma oficina de confiança para realizar esse serviço, mas fazer a limpeza em casa é totalmente possível, além de ser um ótimo passatempo para os amantes das bikes.
O que precisa ser limpo na corrente e como fazer isso?
Para limpar a corrente de bicicleta, você precisará de um lubrificante e de um desengordurante/desengraxante ou até mesmo água quente misturada com detergente. A seguir, confira as instruções passo a passo:
- primeiramente, utilize com cuidado uma mangueira para remover o excesso de lama e poeira. Dê prioridade para uma mangueira de jato leve e evite utilizar lavadoras de alta pressão, porque o jato pode danificar a bicicleta ou deslocar algumas peças;
- em seguida, engate a marcha de maneira que a corrente fique bem esticada com o intuito de facilitar o acesso a ela. O ideal é colocar a corrente frontal na marcha mais alta e a traseira na marcha mais baixa;
- aplique o desengordurante ou desengraxante e esfregue a corrente com uma escova — com a escova de dentes também funciona. Certifique-se de limpar entre todos os elos a fim de ajudar a corrente a rodar de forma suave;
- esfregue sua corrente com água, utilize um pano para secá-la e limpá-la bem, removendo o excesso de produto antes de aplicar o lubrificante;
- lembre-se de seguir corretamente as instruções do rótulo para usar a quantidade certa de lubrificante. Ele ajudará a proteger a corrente da ferrugem, mas, se colocar em grande quantidade, a poeira do piso pode grudar no excesso de óleo;
- por fim, remova o excesso de lubrificante, e a bike está pronta para pedalar!
Se você pedala com frequência, não se esqueça de limpar e lubrificar sua corrente pelo menos uma vez por mês — ou até mais caso goste de explorar estradas de terra. Outra dica é não utilizar aditivos diferentes para remover o óleo da corrente, pois pode danificar a peça e todo o sistema de transmissão.
Qual a importância de manter a corrente da bicicleta limpa?
Manter a corrente da sua bike limpa e lubrificada é a melhor forma de aumentar a vida útil do sistema, conservar as trocas de marchas e economizar dinheiro em longo prazo. E a melhor parte é que você pode fazer esse passo a passo em casa com os itens corretos e um pouco de conhecimento básico.
Lembre-se de que, com o tempo, o excesso de sujeira pode afetar o desempenho da sua bike. Então a limpeza é indispensável e beneficia toda a relação da bicicleta, além de reduzir riscos de acidentes.
Viu como fazer a limpeza da corrente pode ser simples? Então, coloque nossas dicas em prática e aproveite para preservar a vida útil da sua bike e o bom funcionamento das peças.
Agora que você já sabe como limpar a corrente de bicicleta, não deixe de compartilhar este post nas suas redes sociais, pois assim você ajuda seus amigos nessa missão!